segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BRASÍLIA-ARRAIAL DA AJUDA - ROTEIRO DA ESTRADA

Este roteiro é para ajudar aqueles que querem ir de carro de Brasília a Arraial da Ajuda, na Bahia, perto de Porto Seguro.
A viagem que fizemos foi muito boa, as estradas estavam boas, fora alguns trechos com buracos e algumas cidades com estrada de terra. Mas, no geral, dá para ir e é bem gostosa a viagem.
Segue o nosso roteiro.



Anotações de viagem (locais em que abastecemos o tanque!)

Brasília 0 km
Lagoa Grande 339 km
Pirapora 572 km
Salinas 973 km
Eunápolis 1482 km
Arraial d’Ajuda 1572 km

Volta

Arraial 0km
Almenara 250 km
Jequitinhonha 300 km
Salinas 578 km
Montes Claros 785 km
Pirapora 960 km
Unaí(?) 1324 km
Brasília 1560 km

obs.: não sei se foi em Unaí mesmo o local desse abastecimento.

Roteiro para a viagem com as principais cidades:

- Brasília
BR-251 - Unaí (As estradas estão ótimas até João Pinheiro.)
BR-040 - João Pinheiro
BR-365 - Pirapora (A estrada aqui estava horrível na ida, mas na volta eles consertaram, para sorte nossa!)
BR-365 - Montes Claros
BR-251 - Salinas
BR-116 - Pedra Azul (Em itálico: cidades com paisagens lindas. Compra-se um queijo maravilhoso em Pedra Azul, parmesão industrializado lá mesmo.)
- Medina
- Itaobim
- Jequitinhonha
- Almenara (Estradas de terra, intercaladas com asfalto, por aqui até Salto da Divisa. Estavam em bom estado.)
- Jacinto
- Salto da Divisa
BR-101- Eunápolis
- Arraial d’Ajuda

Observações: A sinalização é quase inexistente, não existem placas... Só perguntando para o povo da região mesmo, quando houver dúvida.

6 comentários:

angel disse...

Agradecido, Cris!
ainda não viajamos mas suas informações já foram muito úteis!

Att disse...

Olá. Vamos viajar no reveillon para Arraial em 4 carros e com crianças. Precisaremos dormir no caminho. Onde você aconselha?
Muito obrigado,
Grande abraço.

Criss Variedades disse...

Att, em cada cidadezinha, sempre existe um hotel. Eu já fiquei em Pedra Azul e também em Pirapora. O ideal é seguir viagem e, quando cansar, procurar uma cidade e buscar um hotel. Sempre tem hotéis simples, baratos mas que servem para passar a noite. Não há problemas. Basta ter um bom senso para escolher o hotel. As vezes, uns são ruinzinhos e daí tem-se de escolher um melhor. Eu não sei como vai estar a estrada, por causa da chuva pode estar um pouco esburacada, e tem-se de diminuir a velocidade. Boa sorte, tomara que esteja boa. Vale a pena, eu gosto muito de viajar de carro.

Anônimo disse...

Vim a Porto Seguro agora em Dezembro de 2012 e o caminho é esse mesmo. Estou morando em Brasília há um ano e sou do Paraná. Eu NÃO TINHA IDÉIA das estradas em Minas ou bahia .... Na estrada vindo por Unai tem dois trechos de estrada de terra de Unai a pintópolis tem 70 km de estrada de terra (Rally dos Sertões) e depois pega a balsa até São Francisco. A balsa custa 8 reais... É ótimo encher o carro com refri , água , frutas porque NÃO TEM POSTO, NÃO TEM LUGAR PRA PARAR e comprar nada . Então se prepare porque se quebrar o carro pelo menos vc não passa fome..kkkk . Só estou pensando na volta , aiaiaiai as estradas do Paraná são bem diferentes... Boa viagem pra todos! Tenha calma e paciência , devagar e sempre!

Anônimo disse...

Obrigada Cris. Seu itinerário confirmou o itinerário que eu anotei no meu planejamento. V
aleu. Deus te abençoe. Feliz Natal e ótimo 2014.

Danilo disse...

Fui a Arraial d'ajuda neste Natal de 2015, na ida seguiu a sugestão de um colega de trabalho para ir pelo caminho mais curto, seguindo por dentro de minas, dá 1300 km, mas as estradas são muito ruins, sobretudo três trechos de chão com mais de 250 km ao total. Fizemos em 22 horas ao total, parando em salinas-mg pra dormir.
Na volta pegamos a BR 101 e um trecho de chão de +-60km, com 30 muito ruins e 30 melhores, dava pra entrar uma quarta. Depois disso só alegria, vitória da conquista tem um trecho de morros chato e até bom jesus da lapa tbm tem uns buracos que precisam de cuidado, ah tem tbm aquele famoso trecho de crateras lunares de Correntina, mas de fora foi boa a viagem, fizemos tudo em 17 horas, sem parar pra almoçar. A maioria da estrada dava pra manter uns 140 km/h. Saímos as 4 da manha de Arraial e chegamos 21h em Brasília. Recomendo esse trecho.