quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Amar demais os outros pode se tornar doentio.

Às vezes, amamos demais outra(s) pessoa (s) e esquecemos de nós a ponto de nos prejudicar e talvez até a causar-nos prejuízos irreparáveis... A cultura do nosso país, a nossa educação de infância nos moldou a sermos "bonzinhos" a passar por cima de nossos sentimentos e necessidades para agradar, ajudar. Só que isso pode se tornar prejudicial para a nossa pessoa e nossa autoestima. E não somos só nós mulheres, que fomos educadas assim.
Devemos reaprender a cuidar de nós mesmos, proteger-nos, satisfazer as nossas próprias necessidades, colocando-as em primeiro lugar. Desde as necessidades mais básicas, como as de comer, de fazer exercícios, de ter tempo para lazer, de fazer exames médicos, até a de tratar-nos como tratamos nossos melhores amigos, oferecendo conselhos como: isso não foi nada, vai passar; vai dar certo, você vai ter sucesso! .
Quando colocamos a responsabilidade das nossas vidas nas mãos dos outros, estamos arriscados a não sermos satisfeitos, porque quem melhor sabe das nossas necessidades somos nós mesmos!! Inclusive, nos tornamos pessoas mais agradáveis. Quem gosta de estar ao lado de pessoas que ficam o tempo todo dependendo de nós, todo o tempo nos dando trabalho para fazer coisas que elas deveriam fazer por elas?
No meu dia, eu reservo um tempo para comer o que gosto, ir aos lugares que preciso, fazer os exames médicos que me são essenciais, fazer exercícios. Quando cuido de mim, sobra pouco tempo para observar a vida dos outros. Há muito a fazer por nós, dá muito trabalho e consome bastante tempo a tafefa de cuidar de nós. Quando paro de me concentrar  na vida dos outros e percebo o que tem de melhor na minha, a minha vida se torna mais agradável. As pessoas se agradam mais de estar na nossa companhia, nosso humor fica muito melhor e temos chances de encontrar pessoas mais sintonizadas com esse novo modo de ser.
Precisamos aprender a dar outra educação às nossas crianças e a nos tornar pessoas mais independentes, mais felizes. As relações se tornarão mais agradáveis e saudáveis. Um relacionamento saudável não é quando somos 50% e queremos encontrar uma pessoa 50% para nos completar. Não, mas quando somos 100% e queremos outra pessoa 100% para nos relacionar. A dependência é um engano. Ninguém tem bola de cristal para saber do que necessitamos. Inclusive, quando necessitamos de algo, devemos expressar, senão a outra pessoa, às vezes, nem se dá conta.
Claro que não é para nos tornarmos frios e insensíveis. Mas vou fazer pelos outros quando estiver sobrando em mim, na minha vida. No meu caminho de cuidar de mim, vou ajudando muita gente. Isso aumenta o bem-estar da minha vida e a minha autoestima.  E quanto mais minha vida estiver completa, mais poderei fazer pelos outros.
Uma amiga muito querida, um dia, me disse: uma árvore sem folhas, sem frutos, seca, não pode fazer nada pelos animais nem pelos seres humanos. Mas uma árvore frondosa, cheia de folhas e frutos, dá sombra, abrigo e alimento para os homens e para os animais.
Vamos cuidar de nós mesmos como se fôssemos uma arvorezinha! Dar água, podar, cuidar com remédios e adubos!! Daí, sim, poderemos fazer algo por alguém.
Inclusive, uma das formas de cuidar de nós é  sairmos de relacionamentos doentios que prejudicam a nossa vida, nossa autoestima, nossas finanças, nossa saúde. É o primeiro passo para nos amar e tomar conta de nossas próprias vidas. Tomar a decisão de terminar um relacionamento destrutivo é um dos primeiros passoa a dar na construção dessa nova pessoa mais independente e saudável.
O GRUPO MADA  pode ajudar.
Veja os sites, visite os grupos e pratique a programação. Uma vez aprendida, a programação vai nos servir para a vida toda.
Muitos homens também amam demais... Eles acabam por perder tudo em seus relacionamentos, finanças, saúde emocional, negócios, amigos, prejudicam-se muito em seus relacionamentos por não saberem se proteger, amar de maneira saudável.


Esses ensinamentos servem para homens e mulheres.


EU SOU RESPONSÁVEL POR... -

Eu sou responsável por mim
Eu sou responsável por viver ou não a minha vida
Eu sou responsável por prover o meu bem estar espiritual, emocional, físico e financeiro.
Eu sou responsável por identificar e satisfazer minhas necessidades
Eu sou responsável por resolver meus problemas ou aprender a conviver com eles,
se não, puder resolvê-los.
Eu sou responsável por minhas escolhas.
Eu sou responsável pelo que dou e recebo.
Eu sou responsável por estabelecer e alcançar minhas metas.
Eu sou responsável pelo tanto que desfruto de minha vida
Eu sou responsável pelo tanto de prazer que encontro em minhas atividades
diárias.
Eu sou responsável por quem eu amo, e como escolho expressar este amor.
Eu sou responsável pelo que faço aos outros, e pelo que eu permito que os outros
me façam...
Eu sou responsável pelos meus desejos.
Tudo em mim, todo aspecto do meu ser, é importante. Eu sirvo para algo.
Eu sou importante. Posso confiar em meus sentimentos. Meu pensamento é apropriado.
Estimo meus desejos e necessidades. Não mereço e não tolerarei abusos ou maus
tratos constantes. Tenho direitos, e é de minha responsabilidade afirmá-los.
As decisões que faço, e o modo que administro, refletem a minha alta autoestima.
Minhas decisões levam em conta minhas responsabilidades para comigo.
(Extraído do livro “Co-dependência Nunca Mais” – Melody Beattie)

Realmente, temos de sair da condição de vítimas e tomar a responsabilidade por nossa felicidade nas nossas mãos. Parar de ficar falando o que os outros fizeram comigo e dizer eu deixei que fulano fizesse isso comigo. A gente se coloca na condição de abuso! A gente se deixa enganar! Precisamos acordar.



Visite o site http://www.grupomada.com.br/ e procure no Google o grupo em sua cidade e os blogs dos participantes.

Nenhum comentário: